É a escola a única instância educadora na sociedade contemporânea? É legítimo impor a toda a sociedade um único modelo educacional? Em pleno século XXI, é impossível pensar alternativas sérias ao modelo escolar? O que estão fazendo aqueles que tiveram a coragem de educar seus filhos fora da escola? Como pensar e implementar um processo sustentável de educação fora da escola?

Estas e muitas outras perguntas tem neste blog um espaço para construir respostas. Educar os filhos na sociedade do conhecimento é um desafio que supera de longe o modelo escolar...é urgente dedicar-nos coletivamente a consolidar essas alternativas.

Follow by Email

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Panorama dos Estudos sobre Violência nas Escolas


O Portal do Professor, site do Ministério da Educação do Brasil publicou a pesquisa PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS,  realizado pelo sociólogo colombiano Edilberto Sastre em 2011. O documento analisa mais de 900 títulos encontrados em bibliotecas de todo o país, inclui livros sobre o tema, teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias, artigos, pesquisas,  e estudos realizados nas mais diversas áreas do conhecimento.



Trata-se por tanto de um documento indispensável para a compreensão do fenômeno da violência nas escolas em suas mais diversas facetas. Veja o texto na íntegra aqui:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015503.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário