Páginas

É a escola a única instância educadora na sociedade contemporânea? É legítimo impor a toda a sociedade um único modelo educacional? Em pleno século XXI, é impossível pensar alternativas sérias ao modelo escolar? O que estão fazendo aqueles que tiveram a coragem de educar seus filhos fora da escola? Como pensar e implementar um processo sustentável de educação fora da escola?

Estas e muitas outras perguntas tem neste blog um espaço para construir respostas. Educar os filhos na sociedade do conhecimento é um desafio que supera de longe o modelo escolar...é urgente dedicar-nos coletivamente a consolidar essas alternativas.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Uma rede de diálogos para pensar e fazer a desescolarização


No começo foi assim, um casal de pais decidiram retirar seus filhos da escola. Não sabiam como fazer isso. Apenas sabiam que não era possível continuar acreditando num sistema escolar anacrônico incapaz de mudar. Então foram inventando cada dia a forma de fazer que a educação dos seus filhos tomasse um rumo diferente.

Com o tempo, eles foram descobrindo que existiam outras famílias fazendo o mesmo. Cada um de um jeito diferente. Cada uma em segredo, para evitar a completa falta de compreensão que sair do aquário implica para a maioria.

Cada familia foi ganhando um saber, descobrindo possibilidades, surpreendendo-se com os resultados, aprendendo com cada movimento.

Alguns começaram a se aventurar e escreveram e publicaram essas experiências. Fizeram um blog aqui, outro ali. Quase sempre com um sentido de mundo que se inaugura.

Mas, foram aparecendo mais e mais expressões. Mais e mais experiências familiares foram sendo contadas e compartilhadas.  O que estava oculto foi ficando ao descoberto: uma quantidade cada vez maior de famílias estavam vivendo a educação dos filhos fora da escola. Muitas outras começaram a observar esses processos com curiosidade ao ver as diferenças.

De um ato solitário, pouco a pouco foi se tornando uma experiência compartilhada. Coletiva.  Agora, essas famílias, esses pioneiros estão, encontrando-se, somando-se, criando nexos. Estão fazendo rede.



Uma rede que permita comunicar idéias, eventos, conhecimentos, diálogos, experiências, desejos, saberes, uma rede de famílias que educam seus filhos fora da escola!!!!

E assim, foi que ontem a noite, tivemos por primeira vez um encontro virtual  de blogueiros  sobre os temas da educação domiciliar e a desescolarização.   Muita riqueza compartilhada, muita saudade de esses outros com os quais vivemos os mesmos sonhos. Veja aqui alguns desses espaços de construção de conhecimento, faça click sobre cada um de estes links:

Por uma aprendizagem natural     Educação de Crianças  Centro de Apoio a Educação Familiar.


ANED   Desescolarizar

 Claro que tem mais gente produzindo conhecimento e deixando um recado para quem quer acreditar que é possível viver uma outra educação:

Aprendizagem Espontánea  Vida Ativa  Blogs en español


A idéia é começar a fortalecer essa rede. Para isso, temos que conseguir que milhares de famílias, de estudantes, de interessados, de pensadores da educação,  participem deste processo. O passo a seguir é criar uma comunidade no Facebook de maneira a ter um espaço compartilhado para continuar construindo nossa história.

Já existe por exemplo, uma plataforma Wiki no Centro de Apoio a Educação Familiar, onde é possível produzir colaborativamente muito conhecimento.

Vai...visita esses blogs, leia os artigos publicados, comente, proponha...e claro, se exponha!!!

4 comentários:

  1. Olá Edilberto e Tatiana. Meu nome é Cecilia, sou mãe da Helena de um ano e nove meses. Desde que ela nasceu, venho aprendendo e me interessando cada vez mais pela desescolarização e ensino domiciliar. Gostaria também de fazer parte dessa rede e compartilhar experiências. Como faço isso?
    Grata,
    Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cecília!!!

      Obrigado por tua presença nesta estória!!! Serás sempre bem-vinda. A rede está em processo, isto quer dizer que seguirá os rumos da espontaneidade. Não existe uma tentativa formal. Mas o importante é que pouco a pouco começamos a sair da toca. Creio que podes fazer várias coisas:
      1. entrar em contato com todos os blogs que estão no post.
      2. Enviar nos teu e mail pessoal para poder comunicar-se contigo.
      3. Colocar em teu blog os endereços de todos os outros blogs sobre o tema.
      4. Iniciar tuas postagens e ver que elas nos cheguem.
      5. Visitar e adicionar-te às paginas sobre o tema no facebook: desescolarizar; educação ativa e outras que possas encontrar.
      6. Sempre manter o diálogo que agora inicias-te.
      7. Te espero no meu face também: edilberto sastre.
      8. tens facebook?

      kkk...é isso...juntos temos muito que fazer pela educação dos nossos filhos!!!!

      Grande prazer!!!


      Edilberto

      Excluir
  2. Edilberto e Tatiana , quero montar uma estrutura de ED para meu filho de 11 anos . Estou procurando informações para poder fazer o pedido legalmente . Sei que temos algumas , poucas jurisprudencias, e penso em anexa-las . Vc teria mais algumas sugestões legais .
    E , em questão de curriculo , vale a normativa da escola publica ? Vc saberia me dizer..........Muito obrigada , Simone

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Tatiana e Edilberto.

    Venho pedir ajuda, pois estou a cada dia certa, que para meu filho, o melhor e desescolarização. Não conheço ninguém aqui na minha cidade que possa me ajudar. Tenho muitos receios e pouco apoio.

    Grata

    Deia

    ResponderExcluir