O futuro

Uma das maiores preocupações para os pais, considerando o caminho seguido pela escola domiciliar é a universidade. Na verdade, esta questão quase sempre aparece na lista de "perguntas mais freqüentes" na maioria dos sites relacionados com escola domiciliar: "O aluno que estudou com o método de aprendizado escolar domiciliar entrará na faculdade?" A resposta a esta pergunta parece ser um sonoro "Sim!"

Você encontrará histórias de sucesso em livros e na internet sobre alunos que estudaram com o método de aprendizado domiciliar e que entraram na faculdade ou universidade dos seus sonhos e, algumas vezes, são escolas do grupo 'Ivy League' como Harvard, Yale e Princeton. Exatamente como um aluno da escola tradicional, o aluno da escola domiciliar deve começar a pensar na escolha de sua universidade durante o nono período (ou seu equivalente). Além disso, os alunos da escola domiciliar podem e devem fazer o ACT e o SAT. Uma atenção especial deve ser dada à manutenção das fichas dos alunos e cartas de recomendação de mentores, tutores, instrutores e chefes. Muitos alunos das escolas domiciliares atuais tiram vantagem de suas programações favoráveis, participando de programas para estagiários. Isto não apenas proporciona uma preciosa oportunidade para praticar como também melhora as chances de entrar em qualquer universidade.

Ainda que o aprendizado, especialmente o aprendizado para toda a vida, pareça ser o foco de muitos métodos da escola domiciliar, a universidade não é necessariamente o objetivo final de cada aluno da escola domiciliar. Sem estar atrelados às rígidas programações da escola tradicional, os alunos da escola domiciliar podem começar a pensar em um aprendizado mais amplo. Como já seguiram uma metodologia não convencional, eles podem hesitar menos em fazê-lo novamente. Para estes alunos de mente aberta para a vida, a "metodologia da antiuniversidade" pode ser o destino.

A autora Danielle Wood apresenta diversas oportunidades de "antiuniversidade" em seu livro, "A alternativa da antiuniversidade: Seu guia para carreiras incríveis e aventuras surpreendentes fora da universidade." Nesta referência bem organizada, aqueles que não estão preparados para cancelar a experiência universitária para sempre encontrarão sugestões para passar o tempo antes da universidade. Também existe uma grande quantidade de informações relativas a programas alternativos de aprendizado e programas para estagiários.

Aluno de escola domiciliar tornou-se o autor mais vendido

Foto cedida Amazon.com
"Eragon"
de Christopher Paolini

Aos 15 anos de idade, Christopher Paolini terminou o ensino médio e estava pronto para entrar na universidade. Milhares de leitores estão contentes pelo fato de seus planos não terem saído como ele queria. Em vez de escrever teses para a faculdade, Paolini decidiu escrever sua primeira literatura de ficção. Hoje, alguns anos depois, com um contrato de três livros com a Knopf e direitos sobre o filme vendidos à FOX 2000, o futuro de Paolini não poderia ser mais brilhante. O jovem autor atribui seu sucesso ao aprendizado escolar domiciliar.

De acordo com o siteHomeschool.com (em inglês), Paolini disse:

"Tudo o que fiz só foi possível porque meus pais foram dedicados e adoráveis o suficiente para optarem pelo aprendizado domiciliar para minha irmã e eu. Minha mãe, uma ex-professora da metodologia Montessori e autora de vários livros para crianças, arrumou tempo para nos ensinar todos os dias. Além das lições dos livros escolares, ela nos passou muitos exercícios criados para estimular nossa criatividade".

Para mais informações sobre aprendizado escolar domiciliar e assuntos relacionados, confira os links na próxima página.