Optando pelo aprendizado escolar domiciliar

Optar se seu filho deve ou não ter o aprendizado escolar domiciliar é uma decisão importante. Como em qualquer decisão, ajuda muito se você fizer uma pesquisa. Se você conhece pessoas que já praticam o aprendizado escolar domiciliar, fale com elas. Descubra o que elas gostam e o que não gostam a respeito do processo. Se você não conhece ninguém, veja se seus amigos ou vizinhos conhecem alguém. Também existem vários sites, quadros de mensagens e grupos de bate-papo a respeito de aprendizado escolar domiciliar (veja a seção de links no final deste artigo). A biblioteca local também é um bom recurso. Além de livros de referência do tipo 'todos em um' como "Homeschooling Almanac", de Mary e Michael Leppert, e "Homeschooling for Success," de Rebecca Kochenderfer e Elizabeth Kanna, você pode encontrar livros como "Real-Life Homeschooling," de Rhonda Barfield, que conta a história de 21 famílias bastante diferentes que praticam o aprendizado escolar domiciliar.

Veja aqui algumas questões que devem ser levantadas ao considerar a decisão de praticar o aprendizado escolar domiciliar. Caso queira, escreva suas respostas como referência.

Por que você quer adotar o aprendizado escolar domiciliar?
Uma resposta completa para esta pergunta, caso você decida adotar o aprendizado escolar domiciliar, será de grande ajuda para escolher um método ou estilo. Portanto, seja o mais explícito possível.

Sua família tem condições de adotar o aprendizado escolar domiciliar?
Os gastos reais dos materiais necessários para se ter o aprendizado escolar domiciliar podem variar de algumas centenas de dólares por ano a muito mais. O gasto real geralmente vem na forma de um salário perdido. Tradicionalmente, as famílias que praticam o aprendizado escolar domiciliar têm a necessidade de colocar um dos pais para gerenciar a escola domiciliar, o que significa que não haverá tempo para que um dos pais tenha um outro trabalho externo. Entretanto, com mais e mais pessoas da família trabalhando em casa, este não deverá ser o único cenário. Na verdade, algumas famílias que adotam o aprendizado escolar domiciliar acham possível os pais trabalharem se eles tiverem seus negócios baseados em casa ou pelo telefone. Nesta situação, com uma programação criativa, os pais podem compartilhar o papel de "professor" na escola domiciliar e ter um outro emprego também.

Você se sente preparado(a) para ensinar seus filhos?
Note que estamos enfatizando isto, "VOCÊ se sente preparado(a)?" Não estamos falando agora se o seu Estado acha que você está legalmente preparado (falaremos sobre isso um pouco mais adiante). Estamos falando sobre como você se sente. Espera-se que sobre isso você já esteja bastante confiante. No entanto, se a idéia de ensinar seus filhos der a sensação de um friozinho na barriga, isso é algo muito importante a ser considerado.

O que seus filhos pensam a respeito do aprendizado escolar domiciliar?
Se você vai começar com uma criança de sete anos de idade ou com um adolescente, esta é uma boa pergunta. Se, neste ponto, você está aceitando a idéia do aprendizado escolar domiciliar e seus filhos também concordam, já é um grande avanço. Mas, se o seu filho não está totalmente pronto para escolher o aprendizado domiciliar e planejar o material, descubra seus motivos. Faça uma lista de prós e contras e discuta realmente o assunto. Os pontos-chave que têm impacto sobre a decisão final podem ser identificados durante as discussões. Você poderá convencer seu filho de que seria a melhor decisão neste momento ou ele poderá mostrar a você que não. Pode ser que você decida fazer uma tentativa. Tome nota dessas discussões iniciais e volte ao tema no final do primeiro ano do aprendizado escolar domiciliar. Este processo poderia ser seu primeiro projeto oficial de um aprendizado escolar domiciliar.

Agora, para o bem deste artigo, vamos dizer que você tenha se decidido pela escola domiciliar. O que vem a seguir? Você precisa identificar os requisitos legais para criar uma escola domiciliar. Vamos ver um exemplo.