Métodos para o aprendizado escolar domiciliar I


Foto cedida A to Z Home's Cool
Aluno de uma escola domiciliar fazendo um trabalho
Para muitas pessoas, a escola domiciliar traz à mente a imagem de três ou quatro crianças sentadas em volta de uma mesa de cozinha escrevendo freneticamente nos cadernos enquanto a mamãe fica por perto. Embora isso possa ser uma realidade em alguns lares, não existe um dia típico para o aprendizado escolar domiciliar. Com várias filosofias ou escolas de pensamento sobre o tema, existe tanta variedade de métodos e práticas usados na escola domiciliar quanto famílias que os utilizam. Vamos dar uma olhada em alguns desses métodos.

Aprendizado domiciliar estruturado
Também conhecido como "Escola em casa" ou método "Tradicional" , isso é exatamente o que parece ser: um ambiente similar ao que o estudante encontraria em uma escola tradicional. Os pais fazendo o papel de "professor", utilizam um conteúdo programático que se aproxima ou é idêntico ao que o aluno estaria seguindo em uma escola tradicional pública ou privada. Com este método, os pais podem comprar o pacote de materiais de acordo com o conteúdo programático, incluindo tudo, desde o caderno escolar do aluno e do professor até as guias das tarefas, cadernos de exercícios e testes.

Formação educacional clássica
Este método se baseia em dois princípios fundamentais:

  • Há três fases ou estágios de aprendizagem, conhecidos comotrívio, que dependem uns dos outros:
    • Gramática: alunos com "idade para aprender gramática" se concentram na memorização e coleta de fatos.
    • Lógica: alunos com "idade para escola intermediária" se concentram no pensamento crítico: colocando os pedaços de informação que colheram dentro de um contexto.
    • Retórica: alunos do "ensino médio" avaliam as informações e são capazes de formular uma discussão articulada a partir dessas informações.
  • Essas fases de aprendizagem são concentradas na linguagem e dependentes da palavra escrita e falada, contrariamente ao aprendizado com base em imagens que utiliza imagens paradas e em movimento (tais como fotos, vídeo ou filmes).
Para uma explanação minuciosa deste método de estudo, e como implementá-lo, consulte o livro "The Well-Trained Mind: A Guide to Classical Education at Home", de Jessie Wise e Susan Wise Bauer.

O método Montessori
Baseado nas pesquisas e textos de Maria Montessori, este método enxerga a criança como um professor e como um aluno. O aprendizado é visto como um processo natural e autodirigido. Os princípios deste método se concentram no que Montessori chamou de a "mente absorvente". A criança é livre para aprender em seu próprio ritmo, interagindo e respondendo ao ambiente. O parente ou professor, agindo como "guardião do ambiente", tem a função de criar uma situação sedutora para encorajar a criança a explorar e reagir com o ambiente à sua volta. Para alunos bem jovens, isto inclui até o fornecimento de ferramentas de aprendizagem do mesmo tamanho da criança, como cadeiras e mesas pequenas. O trabalho de Montessori, "O método Montessori", pode ser visto no site Biblioteca Digital da Universidade da Pensilvânia (em inglês).