Páginas

É a escola a única instância educadora na sociedade contemporânea? É legítimo impor a toda a sociedade um único modelo educacional? Em pleno século XXI, é impossível pensar alternativas sérias ao modelo escolar? O que estão fazendo aqueles que tiveram a coragem de educar seus filhos fora da escola? Como pensar e implementar um processo sustentável de educação fora da escola?

Estas e muitas outras perguntas tem neste blog um espaço para construir respostas. Educar os filhos na sociedade do conhecimento é um desafio que supera de longe o modelo escolar...é urgente dedicar-nos coletivamente a consolidar essas alternativas.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Khan Academy: uma fonte de informação mundial gratuita!!!

O mito da Escola - Professor como centro de conhecimento, onde o professor sabia tudo e o estudante tinha que conformar-se com isso, acabou há alguns anos quando a Internet iniciou um fluxo  completamente novo de informação e conhecimento. O mito da escassez de informação como fonte da miséria educacional foi derrubado por esta nova realidade: se encontra gratuitamente uma abundância de informação sobre todas os tipos de conhecimento (ciências, artes, mitologia, magia, filosofia, teologia, saberes) e de forma gratuita.

É verdade, muito de tudo isso está em inglês. Por tanto, aprender essa língua é uma urgência, pois ser fluente nela nos abre muitas portas. Porém, enquanto isso não ocorre, hoje a mesma internet nos apresenta muitas possibilidades de tradução das mesmas informações.

Compartilhamos com todos os interessados na desescolarização, este achado importante: a Khan Academy, uma escola da qual hoje mais de um milhão de pessoas em todo o planeta encontram informação de excelente qualidade sobre muitas matérias em forma de vídeo, texto, e imagens.

Dá pra aprender muito...com professores de diversos países!! Vá lá,  use a vontade!!!!:

http://www.khanacademy.org/

Veja também os comentários de usuários da Khan Academy no Facebook deles:

https://www.facebook.com/khanacademy?sk=wall

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário