Páginas

É a escola a única instância educadora na sociedade contemporânea? É legítimo impor a toda a sociedade um único modelo educacional? Em pleno século XXI, é impossível pensar alternativas sérias ao modelo escolar? O que estão fazendo aqueles que tiveram a coragem de educar seus filhos fora da escola? Como pensar e implementar um processo sustentável de educação fora da escola?

Estas e muitas outras perguntas tem neste blog um espaço para construir respostas. Educar os filhos na sociedade do conhecimento é um desafio que supera de longe o modelo escolar...é urgente dedicar-nos coletivamente a consolidar essas alternativas.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Documentário a vida fora da escola




Propus no Festival de Idéias a realização de um filme documentário sobre unschooling no brasil e o mundo. A idéia exposta está assim:
 
Muitas famílias estão optando por retirar seus filhos de escolas convencionais, públicas e privadas. Desiludidas da educação escolarizada, se lançam a viver por conta própria experiências que terminam por gerar um acumulo de novos conhecimentos sobre a educação de crianças e adolescentes fora de ambientes institucionalizados. O que fazem? Como é o dia-a-dia dessas famílias? Em que acreditam? O que aprendem esses estudantes? Que resultados obtém? Como abrem caminhos na vida sem a dependência escolar? O que podemos aprender com eles? Que pensam as instituições? Como reage a sociedade? Quais as propostas de desescolarização existentes? Como as redes sociais, a internet, e as novas formas de produção e distribuição de conhecimento podem promover a desescolarização da sociedade?
A idéia é fazer um documentário em formato de longametragem que mostre esse universo, no Brasil e em diversos países do mundo, onde a tendência é cada vez mais forte.
Sera muito importante que o documentário mostre situações que vivemos os adolescentes no dia a dia das escolas, e o fato de que muitos de nós gostaríamos de sair da escola porém ninguém nós da essa alternativa.
Um elemento importante é mostrar unschoolers de diversas idades, desde crianças que estão iniciando sua alfabetização, adolescentes que estão transitando no que seria ensino fundamental e médio, até jovens que já estão na fase universitária.
O Festival de Idéias espera que cada idéia proposta seja discutida em rede, por isso disponibiliza um dispositivo para que qualquer um possa curtir, colaborar, co-criar a idéia. Assim, você pode efetivamente participar do processo. Com a sua ajuda essa idéia pode se convertir em realidade. Vai lá!!!: http://festivaldeideias.org.br/ideias/5-redes-de-aprendizagem/ideia/325-documentario-a-vida-fora-da-escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário