Páginas

É a escola a única instância educadora na sociedade contemporânea? É legítimo impor a toda a sociedade um único modelo educacional? Em pleno século XXI, é impossível pensar alternativas sérias ao modelo escolar? O que estão fazendo aqueles que tiveram a coragem de educar seus filhos fora da escola? Como pensar e implementar um processo sustentável de educação fora da escola?

Estas e muitas outras perguntas tem neste blog um espaço para construir respostas. Educar os filhos na sociedade do conhecimento é um desafio que supera de longe o modelo escolar...é urgente dedicar-nos coletivamente a consolidar essas alternativas.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Mais um ano para aprender!!


O mês de janeiro para famílias que desescolarizaram seus filhos ou que estão pensando em fazé-lo  é vertiginoso. É tempo de consultar interiormente como viver este novo ano de aprendizagens. Por isso, é importante ter algumas experiências vividas por outros que possam acalmar a costumeira ansiedade.  Fazemos por tanto o convite a ler os textos publicados nas Histórias de Desescolarização. Ali tem algumas percepções interessantes e mais dicas para o inicio do ano.



Veja como fazer um mapa do conhecimento:


Algumas das lições aprendidas dos primeiros tempos de desescolarização:


Uma estratégia para iniciar o ano e desde já estabelecer uma ruptura com o modelo escolar:



Lembre-se: Aprender é condição humana.  Que aconteça sempre é o que deve inspirar toda experiência de desescolarização.


Entra por aqui:

http://desescolariza.blogspot.com/search/label/Histórias%20de%20Desescolarização

Nenhum comentário:

Postar um comentário